Toxicologia
Toxicologia
Resultado dos Exames
Senha
A Toxicologia é uma ciência que tem como objeto de estudo os efeitos adversos das substâncias químicas sobre os organismos.

Possui vários ramos, sendo os principais a toxicologia clínica, que trata dos pacientes intoxicados, diagnosticando-os e instituindo uma terapêutica mais adequada,
quando existem condições de tratamento, pois muitas substâncias estudadas na toxicologia são letais, e surtem efeito rapidamente, não dando tempo de reverter os sintomas.

Intoxicação                                                                                            
A intoxicação dos animais de estimação não é uma coisa rara de se encontrar na clínica veterinária. Pode ocorrer de maneira acidental ou criminosa. A primeira acontece quando o animal ingere plantas tóxicas, medicamentos, veneno para roedores entra em contato com tintas, produto de limpeza, agrotóxicos, inala gases tóxicos, ou ainda, é picado por animais peçonhentos.
No caso de intenção criminosa o agente tóxico normalmente está disfarçado (dentro de uma bolinha de carne, salsicha, leite, etc.) e age de maneira rápida, normalmente levando o animal à morte.
Para a análise toxicológica de amostras é necessário enviar o material de acordo com a
suspeita de intoxicação, conforme tabela abaixo:
Junto com o material deve-se enviar anamnese completa e qual é o agente tóxico
suspeito. Descrições clínicas e epidemiológicas auxiliam na diferenciação de envenenamento e doenças infecciosas.

Tabela toxicologia