Microbiologia
Microbiologia
Resultado dos Exames
Senha
A Cultura bacteriana é utilizada para se conseguir um elevado número de microorganismos, para se descobrir as características culturais da bactéria como a capacidade de crescer em meio seletivo e o aspecto das colônias.

Através da cultura em meios sólidos, pode-se também quantificar a presença bacteriana no material analisado (importante para diferenciar infecção de colonização em determinadas situações), obter colônias para a realização de testes de identificação, e posteriormente para a realização de antibiograma.

  O teste de suscetibilidade aos antimicrobianos (antibiograma) é uma das provas mais importantes do laboratório de microbiologia clínica, pois avalia a suscetibilidade dos microrganismos contra diferentes agentes antimicrobianos. Os resultados destes testes influenciam diretamente na escolha da terapêutica antimicrobiana, e, por isso, a realização do teste sem controle adequado de qualidade poderá determinar o uso de um antimicrobiano inadequado, com conseqüente falha terapêutica e risco para o paciente.

COLETA:

A coleta deve ser realizada, sempre que possível, antes do início ou da modificação da terapia antimicrobiana.
O material colhido deve ser representativo do processo infeccioso investigado, devendo ser eleito o melhor sitio da lesão. Por exemplo:

as crostas das feridas devem ser removidas, uma   vez que a melhor amostra localiza-se abaixo dessa crosta. 
A coleta   deve ser feita dentro de técnica asséptica, utilizando recipientes de boca   larga e materiais estéreis e evitando ou diminuindo ao máximo a contaminação   com a microbiota não representativa do processo infeccioso.